Pressão de vapor
DEPARTAMENTO DE FÍSICO-QUÍMICA
DISCIPLINA: QUI-A15 FISÍCO-QUÍMICA
DOCENTE: ILMA VENTURI CIRNE
Determinação da pressão de vapor de um líquido puro em função da temperatura
Data: 31/05/2010
1. OBJETIVO DO EXPERIMENTO
Determinar a pressão de vapor do líquido utilizando um processo dinâmico;
Estabelecer a dependência da pressão de vapor de um líquido com a temperatura;
Determinar o calor de vaporização e a energia coesiva do líquido.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A variação de entalpia que acompanha uma mudança de estado físico é a entalpia de transição; um exemplo desta é a entalpia de vaporização, que é o calor necessário para transformar um mol de substância a partir da fase líquida para a fase vapor em certa pressão. Sua determinação pode ser feita com posse de dados da pressão de vapor de uma substância em diferentes temperaturas, utilizando a equação de Clapeyron, mostrada abaixo:
Na qual: =entalpia molar de vaporização
= volume molar do vapor
= volume molar do líquido
Para temperaturas inferiores a temperatura crítica e pequenas variações de temperatura, podemos considerar a variação do volume do gás igual ao próprio volume do gás, ou seja, podemos desprezar o volume do líquido. Vamos supor que a fase vapor é um gás ideal e a entalpia ∆H de vaporização é independente da temperatura (ao menos em um determinado intervalo). Integrando a equação temos: onde C é uma constante A partir desta equação podemos inferir que há uma relação linear entre o inverso da temperatura e o lnP e o coeficiente desta reta é o quociente .
O primeiro princípio da termodinâmica afirma que ΔU=Q - W, sendo Q o calor absorvido pelo sistema e W o trabalho realizado pelo sistema. Suponhamos que uma quantidade de calor Q = converte um mol de líquido em um mol de vapor sem mudar de volume, então ΔU = Q =
No entanto, durante o processo de vaporização há uma variação de volume, um mol