pressao de vapor
Vapor e a Temperatura
Flávio Faccin, Pablo Ricardo Barrera, Paulo Cezar dos Santos
QUI03319 - Físico-Química Experimental I - Grupo 62
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, 14 de Março de 1999.
Sumário: Foram realizadas medidas da pressão de vapor em equilíbrio com o líquido pelo método estático para o CCl4 em determinadas temperaturas na faixa de 1,5°C a 20,8°C. Para tanto, fez-se o uso do isoteniscópio de
Menzies conectado a uma linha de vácuo com entrada de ar. As curvas obtidas experimentalmente foram comparadas com as que foram construídas com dados teóricos tabelados e, pela aplicação da equação de ClapeyronClausius a este equilíbrio líquido-vapor, pode-se determinar o calor de vaporização médio do CCl4 no intervalo de temperatura considerado.
Introdução
Na superfície de um líquido há transferência de moléculas dessa fase para a fase vapor e, também, transferência de vapor para o líquido. Se considerarmos que esteja presente sobre o líquido exclusivamente o seu vapor, e o sistema esteja em equilíbrio
·
·
térmico (T = T ) e mecânico (P = P ) com o meio externo1, a pressão, P, que o vapor exerce sobre o líquido chama-se pressão de vapor do líquido na temperatura considerada (sendo esta inferior a temperatura crítica).
A regra das fases2 para esse sistema binário (líquido-vapor) nos diz que ele é monovariante, ou seja:
L=c+2-j
(1) onde c = 1 é o número de componentes, e j = 2 é o número de fases;
L=1
O número de variáveis independentes que devem ser especificadas para que as demais sejam determinadas e o sistema fique determinado (variança do sistema) vale 1, e, portanto, fixada a temperatura de equilíbrio fica determinada a pressão de vapor.
A relação entre essas duas variáveis é dada pela equação de Clapeyron-Clausius: d ln P
= - D H v / (RT2)
(2)
dT onde: T = temperatura considerada,
P = pressão de vapor,
R = constante universal dos gases,
D H v