Mesopotâmia
A mesopotâmia, origem à 4000 anos antes de Cristo, "terra entre rios", Tigres e Eufrates, atual Iraque. Era uma sociedade com praticas na agricultura e pecuária, onde não existia moeda ainda, e a cevada e metais era utilizados como padrão de valor, nas trocas comerciais.
Principais povos:
Sumérios - Escrita Cuneiforme
Acádios - POLIS (Todo mundo quer ser dono)
Amoritas - Código de Hamurabi
Assírios - 1º Exercito Permanente
Caudeus - Zigurats, Torre de Babel (Zigurat)
Babilônios - POLIS (Todo mundo quer ser dono)
O aumento da população fez que fosse necessário uma nova forma de organização, surgindo as cidades. Tinha praticas religiosas politeístas, com deus de baseados na natureza, onde os fieis contribuíam com oferendas econômicas, e para controlar a contabilidade do templo, surgiu um sistema de escrita e numeração. As cidades começaram a acumular riquezas, e atraíram cobiça dos vizinhos e para se protegerem começaram a organizar tropas militares, comandadas pelos Assírios, muito bem preparadas, com cavalaria e a invenção da roda em veículos.
O poder real obrigava os homens livres a trabalharem gratuitamente, na construção de edifícios e o pagamento de tributos. A questão religiosa era utilizada para justificar o poder do rei, as cidades foram dividas em tres grupos:
Awilum - Homens livres, elevada posição social.
Mushnum - Homens livres, média posição social.
Escravos - Homens livres presos por dividas ou povos dominados.
Surgiu a escrita para registrar as negociações entre os povos e com a necessidade o rei Hamurabi, criou o primeiro um código de leis, chamado 'Código de Hamurábi', regido pela Lei de Talião, com leis extremamente rígidas. "Olho por olho, dente por dente."