Saúde
Curso Educação Física
ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GESTANTES
Rodrigo Ono
Turma: 014103D
ATIVIDADES AQUÁTICAS
Professor Alberto Klar
Professor William Urizzi
São Paulo, 16 de Maio de 2014
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
Curso Educação Física
Rodrigo Ono
Turma: 014103D
ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GESTANTES
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO A gestação é um período em que ocorrem intensas modificações na mulher: psicológicas, fisiológicas e físicas. Somado a isso, transformações hormonais, musculoesqueléticas, emocionais, circulatórias e respiratórias são fundamentais para que o feto possa crescer e se desenvolver adequadamente. Atualmente, a influência da atividade física e da nutrição no período gestacional sob a devida orientação vem ganhando importância na promoção e manutenção da qualidade de vida, controle e prevenção de doenças.
1. ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GESTANTES
1.1. Introdução
A prática das atividades aquáticas para as gestantes é muito recomendada pelos ginecologistas e obstetras do mundo inteiro. As primeiras atividades sistematizadas na água para as gestantes surgiram na Rússia nos anos trinta, posteriormente na França nos anos cinquenta e no Brasil nos anos setenta acompanhando o surgimento e evolução das academias de natação. O prof. William Urizzi, teve a oportunidade de realizar um trabalho no final dos anos setenta com a orientação do Dr. Maudy Santana, ginecologista e obstetra e a enfermeira Telma Santana e relata os seguintes fatos:
Iniciei o trabalho com algumas gestantes orientadas pelo Dr. Maudy e minha preocupação inicial era a de estudar como se comportavam na água, além da anatomia da mulher, do embrião e do feto. Li alguns relatos sobre os trabalhos realizados anteriormente na Rússia e na França e percebi que a grande preocupação dos médicos era desmistificar a