Pressão de vapor
Em nosso dia a dia, poucas vezes nos damos conta de que as substâncias evaporam, embora esse fenômeno aconteça constantemente. Quando lavamos nossas roupas e as estendemos num varal, depois de algum tempo, elas estão secas. Mas, por que isso ocorre?
As moléculas de uma substância líquida estão em constante movimento, sob qualquer temperatura. Porém, algumas dessas moléculas se movimentam com mais velocidade do que outras e, por esse motivo, podem “fugir” do líquido e passar para a atmosfera sob a forma de vapor. Esse fenômeno é chamado de vaporização.
É importante ressaltar que o processo de vaporização se dá de três maneiras:
Evaporação – vaporização lenta que ocorre na superfície do líquido, sem agitação e nem surgimento de bolhas. É esse processo que ocorre na secagem da roupa no varal.
Ebulição – vaporização rápida, em que há agitação do líquido e surgimento de bolhas.
Calefação – vaporização imediata que ocorre quando o líquido é posto em contato com uma superfície ultra aquecida.
Agora vamos pensar numa nova situação, na qual uma substância líquida está armazenada numa garrafa onde haja vácuo. Observando uma situação como esta, perceberemos que:
no começo, a evaporação do líquido é rápida, com o decorrer do tempo, essa evaporação fica mais lenta, e, no final, ela cessa.
Como isso pode ser explicado?
Pressão de VaporNessa situação, assim como ocorre com a roupa secando no varal, as moléculas de água do recipiente fechado também “fogem” do líquido, mudando para o estado gasoso. Na forma de vapor, a velocidade com que as moléculas se movimentam é bem maior do que na fase líquida, o que provoca um maior número de colisão entre elas e contra as paredes da garrafa e, com isso, algumas dessas moléculas voltam ao estado líquido. A passagem de uma substância do estado gasoso para o estado