presidencialismo ou parlamentarismo
O parlamentarismo, porque o poder executivo não fica nas mãos de um único homem que responde a um único partido. No presidencialismo o que mais se vê são partidos que vão atrás apenas de interesses próprios. Por exemplo se o presidente eleito não tem maioria no Congresso Nacional, ele se vê obrigado a negociar com a oposição, cargos para tentar ter a maioria no Congresso e a partir daí abre uma brecha para a corrupção.
No Parlamentarismo a maioria é quase natural, podendo se fazer alianças as claras, sem necessidade de acordos as escondidas. As alianças são entre Partidos e não entre pessoas individualmente.
No Parlamentarismo o governante pode ser trocado a qualquer momento. Quando o povo perder a confiança, o Presidente pode dissolver o Parlamento e convocar novas eleições, para que uma nova maioria seja eleita e um novo 1º Ministro seja indicado.
No Presidencialismo temos que aguardar os 4 anos para se fazer a troca ou entrar com um processo complicadíssimo e demorado de impeachment, fazendo com que a crise paralise o país e o Congresso Nacional durante muito tempo.
No Brasil, antes de se abraçar o Parlamentarismo é preciso que se fortaleça os Partidos, para que eles sejam ideológicos e com Programas claros para que o povo saiba com antecedência o que será feito pela maioria partidária, se alcançar o Poder.
Os Partidos, quando no Poder seriam obrigados a cumprir seus programas.