Presidencialismo ou parlamentarismo
Eu optaria pelo presidencialismo. Acredito que a mudança em nosso país do sistema presidencialista para o sistema parlamentar não daria certo. Num país em que o poder quase sempre fica nas mãos das mesmas pessoas, eleição a eleição, correríamos o risco de sermos governados por pessoas que não estariam representando o povo legitimamente. Para que a implantação do sistema parlamentarista fosse possível, teria que haver uma completa mudança política na mente do povo brasileiro, para que, não houvesse essa representação viciada, teria que haver uma conscientização, da devida importância do voto, sem essa conscientização com certeza não haveria a mínima chance da implantação deste sistema.
Para que houvesse um amplo debate sobre a mudança ou não, do sistema presidencialista para o sistema parlamentar, a primeira coisa que teria que ser feita seria a conscientização da importância do voto, entender todas as conseqüências que uma má escolha pode trazer para o país. Enquanto não houver essa conscientização, não poderá haver uma discussão sobre o assunto.
Após a conscientização sobre o voto, seria importante expor para a população todos os prós e contras de cada um dos sistemas, mas isso teria que ser feito por pessoas que não estivessem envolvidas diretamente com a implantação de cada um dos sistemas. Isto teria que ser feito através de estudiosos e não de políticos que teriam interesses na implantação de cada um dos sistemas, assim não haveria nenhuma influência sobre a escolha do sistema.
Informar também às mudanças que deveriam ser efetuadas no sistema político brasileiro para que, por exemplo, o sistema parlamentarista fosse implantado. Acredito que depois de tomadas todas essas providencias, seria possível haver um debate no país sobre se deveria ser mantido o sistema presidencialista ou mudar para o