prescrição
Um estudante de medicina procurou seu professor para relatar que um paciente no pronto socorro estava extremamente irritado e agressivo com a demora em ser atendido na sala de emergência. Um antigo plantonista médico atendeu o paciente de maneira agressiva e subestimando suas queixas. O professor diz ao aluno: “tenha sempre em mente os princípios de bonumfacere e primum non nocere. Isto é um problema nos relacionamentos e saber lidar com isto é importante na nossa vida profissional!”
Objetivos educacionais
Definição e princípios de bioéticos Entendendo da relação médico-paciente
Aspectos psicodinâmicos
Tipos de médicos
Tipos de pacientes
Problema 2: Anamnese em situações peculiares.
Um paciente procurou o serviço médico na UPA muito ansioso e preocupado com recente diagnóstico de infecção por HIV. Homem com 45 anos de idade proveniente de Cuiabá, trabalha como agente penitenciário há 10 anos. É portador de hipertensão arterial sistêmica mal controlada. Etilista diário de destilado e tabagista 40 anos/maço. O aluno que estava colhendo as informações teve muita dificuldade em indagar sobre uso de drogas e hábitos sexuais e agora está com muita dúvida de como escrever estes achados no prontuário.
O professor foi revisar a história que o aluno tinha acabado de colher e percebeu que havia várias informações não detectadas pelo aluno e pediu para refazer.
Objetivos educacionais
Elaboração da anamnese
Técnicas para a elaboração
Situações especiais
Termos técnicos
Problema 3: “Palavras difíceis”
O aluno durante o atendimento no ambulatório observou diversos termos técnicos presentes na revisão de sistemas que eram desconhecidos. Conversando com seu professor, o mesmo relatou que estes termos definiam sintomas e sinais e poderiam estar presentes em diversas síndromes. Até mesmo, um destes sinais poderiam caracterizar um achado patognomônico.
Objetivos educacionais
Conhecer e definir termos técnicos