Preparo do solo
PREPARO DO SOLO
DOCENTE: CLÁUDIA FUJITA
DISCENTES: KAROLLINE PAULINA ALVES LAIRA SILVA FREITAS
FRUTAL
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. SISTEMAS DE PLANTIO 3
1.1. PREPARO CONVENCIONAL DO SOLO 3
1.2. CULTIVO MINIMO 4
1.3. PLANTIO DIRETO 5
CONCLUSÃO 6
IMAGENS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O Brasil tem uma extensão territorial de 850Mha, sua topografia é caracterizada por extensas regiões planas e serras, com altitude máxima de aproximadamente 3000 m.
Segundo a Embrapa, o cerrado, foco da expansão da cultura da cana-de-açúcar, é um ecossistema brasileiro que ocupa 204 Mha (24% do território); contém a segunda maior biodiversidade da América do Sul e as nascentes de cinco grandes bacias hidrográficas. Este fato mostra a importância da prática de uma agricultura sustentável.
O Brasil tem 59% de latossolos e argissolos, onde 39 a 70% do carbono orgânico está estocado até 30 cm de profundidade, com grandes variações espaciais. 1. SISTEMAS DE PLANTIO 2.1. PREPARO CONVENCIONAL DO SOLO
O preparo de solo consiste na realização de operações sucessivas para deixar o terreno apto para recebera cultura da cana-de-açúcar. O preparo convencional utiliza operações sucessivas, como: gradagens pesadas, aração, subsolagem e gradagens niveladoras com variações diversas, dependendo de cada região e agricultor, com a finalidade de: * incorporar matéria orgânica sementes e corretivos; * restabelecer a porosidade original das primeiras camadas do solo que foram compactadas; * melhorar a drenagem do solo, rompendo zonas adensadas possibilitando melhor drenagem e penetração das raízes; * destorroar a camada superficial do solo, procurando um melhor contato da semente, bem como reduzindo a resistência mecânica do solo na emergência da planta; * nivelar a superfície do solo; * controlar as plantas daninhas, pragas e doenças.
Para alcançar tais benefícios, o Brasil