Preparo de Solo
“A produção tem aumentado por causa dos avanços tecnológicos, mas a gente está com dificuldade de escoar”, disse Daniela. O Brasil apresentou produtividade elevada em todos os produtos no ano passado, e a melhoria vai continuar este ano em quantidade - não em ternos de área plantada, mas devido aos avanços tecnológicos implantados. Os problemas de infraestrutura impedem que o país tenha condições adequadas para escoar a produção.
Prioridade
A economista destacou que em vez de os investimentos serem direcionados de forma maciça para rodovias, o governo deveria dar prioridade a combinações entre os diversos meios de transporte da produção, como rodovia/hidrovia ou hidrovia/ferrovia, por exemplo.
Expansão
O IBGE prevê expansão de 9% para a produção de soja e queda de 7,1% para o milho primeira safra. Para a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, que englobam algodão, amendoim, arroz, feijão, milho e soja, o instituto estima aumento de 4,7%. Nos novos estudos da INTL FCStone apresentados no início de janeiro mostram que a estimativa de produção de soja no país para a safra 2013/14 deverá ser ainda maior. Segundo a consultoria, a produção brasileira deve alcançar 90,16 milhões de toneladas.
Milho
Já a produção do milho diminui mais de 10% em relação à última safra. Os estudos elaborados em janeiro pela consultoria INTL FCStone para a safra de milho estimam que a área plantada com a cultura será de 14,77 milhões de hectares para a safra 2013/14, o que representa uma queda de 6,65% em relação ao ciclo 2012/13. A produção estimada ficou em 72,44 milhões de toneladas, o um aumento frente à estimativa de dezembro, mas uma queda de 10,57% em comparação à safra 2012/13, de 81 milhões de toneladas.
Chuva
Continua chovendo em algumas regiões do Nordeste. O templo é nublado, com possibilidade de ocorrência de chuvas no leste do Nordeste. Apesar das boas condições do tempo, os meteorologistas não confirmam se o ano será ou