PREPARO DO SOLO E PLANTIO DA CANA DE A CAR
PREPARO DO SOLO E PLANTIO DA CANA DE AÇÚCAR
Assis
2010
PAULO ANTONIO SECOLO
PREPARO DO SOLO E PLANTIO DA CANA DE AÇÚCAR
Monografia apresentado ao Instituto Educacional de Assis – IEDA - como parte dos requisitos para a obtenção do título de Especialista em Administração de Empresas.
Orientador: Valéria Basilio
Assis
2010
"No Brasil é tudo importado: eu, você, a língua, os índios, a cana-de-açúcar e o café."
Tom Jobim
SECOLO, Paulo, Antonio. Preparo do Solo e Plantio da Cana de Açúcar. Monografia apresentada ao Curso de Administração de Empresa do Instituto Educacional de Assis. Assis, 2010, 9 folhas.
RESUMO
A cana de açúcar é uma das culturas agrícolas mais importantes do mundo tropical, gerando centenas de milhares de empregos diretos. É fonte de renda e desenvolvimento, embora nitidamente concentradora de renda.
O setor sucroalcooleiro brasileiro despertou o interesse de diversos países, principalmente pelo baixo custo de produção de açúcar e álcool. Este último tem sido cada vez mais importado por nações de primeiro mundo, que visam reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e a dependência de combustíveis fósseis.
No Brasil, a agroindústria da cana-de-açúcar tem adotado políticas de preservação ambiental que são exemplos mundiais na agricultura, embora nessas políticas não estejam contemplados os problemas decorrentes da expansão acelerada sobre vastas regiões e o prejuízo decorrente da substituição da agricultura variada de pequenas propriedades pela monocultura. Já existem diversas usinas brasileiras que comercializam crédito de carbono, dada a eficiência ambiental.
Para renovação do cultivo, algumas indústrias canavieiras fazem, a cada quatro ou cinco anos, plantios de leguminosas(soja) que recuperam o solo pela fixação de nitrogênio. Quanto aos