Preparação e padronização de soluções ácida e alcalina
Maringá, 01 de Junho de 2011
INTRODUÇÃO
Fundamentos teóricos:
As substâncias que compõem uma solução, que se encontra em maior quantidade é denominada solvente, enquanto a que se encontra em menor quantidade é denominada soluto. A água é a única exceção, sendo sempre considerada solvente.
A quantidade de soluto a ser adicionada no solvente é variável, variando-se a concentração da solução. O limite de soluto é determinado pelo coeficiente de solubilidade de cada substância, que é fixo em determinadas condições de temperatura e pressão. Se a solução não atinge esse limite, é chamada solução não-saturada; se a solução atinge o limite, é chamada solução saturada; e, se a solução supera o limite, é chamada solução supersaturada. Quando a solução é supersaturada, diz-se que ela se encontra em uma situação metaestável, ou seja, ao sofrer qualquer perturbação, o soluto em excesso forma precipitado.
Padronização é o processo que permite a determinação da concentração exata de uma solução. A técnica utilizada neste processo é chama de titulação. O reagente de concentração conhecida é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida, calcula-se a concentração da substância analisada.
O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar,conhecido como indicador. O ponto exato onde a reação se completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico.
Solução padrão é aquela com uma concentração conhecida. Uma solução padrão pode ser produzida a partir de uma substância primária. Chama-se substância primária aquela que obedece às seguintes condições: a substância deve estar em estado quimicamente puro (sem impurezas); também deve ser estável tanto no estado sólido