Padronização de soluções
Instituto de Química
Departamento de Química Inorgânica
Disciplina: Química Geral Experimental B (GQI 00023)
Turma: AE
Química Bacharelado/ Industrial
Professor: Gustavo Bezerra da Silva
Alunos: Allan Vinicius Almeida do Amaral e Alan Gonçalves de Souza
Preparação
e
Padronização de Soluções
I- Introdução
Tipos de soluções em relação à capacidade de solubilidade
Insaturada = é a solução que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo, portanto, capaz de dissolver nova adição de solvente.
Saturada = é aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida pela presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente).
Supersaturada = é uma solução instável, que contém dissolvida em quantidade de soluto superior à necessária para a saturação.
Em relação à quantidade de soluto, podemos classificar as soluções em diluídas ou concentradas. As soluções diluídas contêm pouco soluto em relação ao solvente. As soluções concentradas contêm muito soluto em relação ao solvente.
O Mecanismo de Dissolução
Considere o que acontece quando um sólido é adicionado a um líquido para formar uma solução (líquida): Quando o soluto é adicionado, começa o processo de destruição da estrutura do estado sólido do soluto. Pouco a pouco, partículas do solvente atacam a superfície do retículo cristalino, removendo partículas do soluto, rodeando-se e, finalmente, as dispersando. O resultado é a destruição da estrutura do soluto e a alteração da estrutura do solvente (agora existem algumas partículas do soluto onde antes havia apenas solvente).
A facilidade com que tudo isso ocorre depende:
• das intensidades relativas das forças entre as partículas próximas do soluto