Logistica reversa
Wallace Jonas Silva
Roberto Carlos Ventura
Técnicos em Logística no Colégio São Gonçalo
Resumo
Logística Reversa nada mais é do que o processo inverso da Logística que conhecemos normalmente, ou seja, ela segue o fluxo de materiais do ponto de consumo até o ponto de origem. Segundo especialistas é uma área da Logística Empresarial com a preocupação em termos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de diversos fatores, como por exemplo: embalagens, bens de pós venda e pós-consumo, com o intuito principal de agregar valor de diversas naturezas, seja econômico, ecológico, imagem corporativa, dentre muitos outros.
A Logística Reversa tem grande impacto na gestão logística de uma empresa, pois ela reutiliza uma grande quantidade de matérias, estas voltam ao processo tradicional de suprimentos, produção e distribuição, tendo como principal processo envolvido com ela a reciclagem.
Palavras Chave: agregar valor, reutiliza, inverso
Texto
Introdução
Ao contrário do que muitos pensam o ciclo de produtos em uma cadeia comercial não acaba após serem usados pelos consumidores, ou seja, quando são descartados. Essa é uma questão muito focada no meio empresarial , e diverso fatores a destacam, estimulando a responsabilidade da empresa, sobre o fim da vida útil dos seus produtos, seja este fator de cunho legislativo, ou a busca constante pela redução de perdas por parte das empresas.
A Logística Reversa é comum nas organizações, e por mais que se ache, não é um fenômeno novo, muito já se faz há um bom tempo. Ela começou na década de 80, nos países de Vanguarda, contudo foi na década de 90 que o conceito evolui. Porém ela traz uma dificuldade grande, pois questões de qualidade e demanda a tornam difícil de controlar, ao contrário do processo convencional.
Corpo
Existem dois tipos de Logística Reversa que devem ser citadas: A Logística Reversa de Pós Venda que se ocupa na operacionalização do fluxo físico e das