Sicuikigua

1576 palavras 7 páginas
Introduçao :
Sociologia vem do latim : Socius (sócio , companheiro ) e do grego Logia (estudo) , ou seja , sociologia é o estudo da associação , ou a Ciencia da sociedade. Os temas que são estudados pela sociologia, normalmente são relacionados à: violência, pobreza, religião, sexualidade e educação. As principais teorias são: funcionalismo, marxismo, ação social e interacionismo simbólico. Os principais filósofos presentes na sociologia clássica eram: Auguste Comte (1798 – 1857) Karl Marx (1818 – 1883) Émile Durkheim (1858 – 1917) e Max Weber (1867 – 1920).
Já os principais sociólogos contemporâneos são: Anthony Giddens (1938) , Manuel Castells (1942) , Fernando Henrique Cardoso (1931) , Florestan Fernandes (1920-1995) e Wright Mills (1916-1962).
Para falar de sociologia , temos que saber diferenciar estrutura social de estruturação. Estrutura social é o que a sociedade faz de nós(padrões definidos de classe social , religião , crenças, costumes , escolaridade, etc.) . Estruturação é o que fazemos de nós mesmos (ação social , escolhas individuais, diferenças, atitudes,etc.)
Na pratica a sociologia analisa a consciência das diferenças culturais , avalia os efeitos das políticas, o auto-esclarecimento, alem de realizar pesquisas sobre problemas sociais , mercado , e comportamento coletivo.A complexidade da sociologia de acordo com Anthony Giddens : A sociologia nunca foi uma disciplina em que há um corpo de idéias que todos aceitam como valida. A sociologia diz respeito as nossas vidas e ao nosso próprio comportamento, e estudar nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender. O criador do termo “sociologia “ (física social) foi Auguste Comte, que foi o primeiro grande pensador social a utilizar o paradigma cientifico para explicar a realidade social. Pregava uma cisão objetiva da realidade social. Defendia o Positivismo. Criou também a lei dos três estágios “todo o pensamento humano evolui sempre dessa forma e só se consolida como

Relacionados