Modelos orçamentais de vários países
Antônio Júlio de Almeida
O trabalho desenvolvido a partir da leitura indicada pela professora tem como objetivo abordar um assunto de grande relevância e interesse em muitos países, que sofrem mudanças constantes e profundas e, experiências de reformas administrativas e orçamentárias.
E sobre o tema, Reforma Orçamentária, realizar-se-á uma análise sintética dos principais pontos (elaboração, execução, acompanhamento e controle) e que seja capaz de promover uma discussão e um melhor desempenho da Administração Pública.
A obra nos traz experiências de diversos países na execução de um planejamento orçamentário eficiente e eficaz, e que nem sempre serão iguais, pois se tratam de Estados com regime político, estruturas governamentais, estratégias de governo e práticas de gestão diversas. E essa diferenciação e riqueza de detalhes que dão amplitude e dificuldade na unicidade do entendimento do referido assunto. Atualmente, o Estado recebe críticas ferrenhas da imprensa e da sociedade pelo tamanho da sua máquina administrativa, o excesso de servidores, o número exacerbado de órgãos e entidades, a quantidade absurda de cargos de confiança, mais conhecidos como cabide político, e a corrupção que assola o país.
Reformas Administrativas e Orçamentárias aconteceram e continuarão a ser realizadas em todos os momentos. Porém, a grande maioria não ataca o tema com profundidade, cuidam apenas de alterações e ajustes em nomenclaturas e competências de órgãos públicos.
No mundo atual esses também são alguns dos motivos pelos quais as reformas são desenvolvidas. Naturalmente, não existirá um modelo único de reforma para todos os países, eles são originários de vários fatores. Juntamente com as Reformas Administrativas, as nações vêm preocupando-se e planejando-se em relação aos seus Processos Orçamentários.
Essas mudanças conjuntas são de grande importância, pois, um orçamento bem realizado não sacrificará