A ação do orientador educacional no processo de aproximação familia e escola
RESUMO
A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, questionou a ação do Orientador Educacional no processo de aproximação família e escola. Com os estudos teóricos constatou-se que a família é um elemento indispensável para a concretização do planejamento da Orientação Educacional. Atualmente é alto o índice de problemas de indisciplina nas escolas, é parte do serviço de Orientação estar propondo ações para reverter este quadro e estar auxiliando para manutenção da ordem e de um ambiente harmonioso, assim como desde os tempos mais remotos é a família que é encarregada de transferir, avaliar, consolidar e interpretar valores, crenças, condutas, conhecimentos culturais à criança desde o nascimento, e é ela quem proporciona a primeira educação aos indivíduos, a qual é a base para os conhecimentos futuros e a inserção deste indivíduo na sociedade. O objetivo de estudar o trabalho do Orientador Educacional direcionado a aproximação da família no ambiente escolar, consistiu em conhecer como o Orientador detectar e conhecer a real problemática que envolve o educando, bem como o meio social e familiar que ele está inserido.
Palavras-chave: Orientação Educacional; Família e Escola. INTRODUÇÃO
É sabido que uma das instituições sociais que mais influi no desenvolvimento da criança é a família, pois desde que nasce a primeira educação recebida é no seio dela. Ao se fazer uma breve retrospectiva histórica, percebe-se que grandes transformações ocorreram na estrutura familiar e que estas estão intimamente ligadas ao tipo de política, economias e educação de cada época. Portando, a educação recebida da família serve de base para a educação escolar, que futuramente será ministrada à criança.
Dentro de toda Educação Formal deveria ser desenvolvido o serviço de Orientação Educacional, este que por sua vez deveria auxiliar os alunos no desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o presente estudo