Preparação e padronização de solução diluída de uma base
Turma: A
Dia da semana: Terça-feira
Horário: 19:00 às 23:00
EQUIPE No: 05
Nome: Gean Paulo S. Oliveira
RA: 607703
Nome: Thaís C. R. de Souza
RA: 609226
Relatório – 02 Data: 15/04/2014
Título
Preparação e padronização de solução diluída de uma base
1. Objetivos
1.1 Do experimento: Preparação de uma solução diluída de hidróxido de sódio (NaOH), a partir do reagente sólido e de pureza elevada. Determinação da concentração exata da solução aquosa da base utilizando o procedimento da titulação de uma quantidade conhecida de um padrão primário (biftalato de potássio).
1.2 De ensino: Efetuar cálculos para determinação de massa necessária de uma base para preparar uma solução diluída desta, utilizando balões volumétricos para preparar a solução diluída. Medir volumes de líquidos usando pipeta volumétrica e efetuar titulação utilizando uma bureta. Utilizar um indicador ácido-base, fenolftaleína, ( adequado para sinalizar o ponto de equivalência estequiométrico. Efetuar pesagens com precisão de um padrão primário para padronizar de soluções de bases.
2. Fundamentos da Metodologia Utilizada
Para realizar o experimento, primeiramente, foi utilizado o método de diluição para para preparar uma solução de hidróxido sódio, neste método se pesa a massa do reagente que se quer diluir, em seguida dilui o reagente em uma quantidade média de água, após isso é preenchido até uma quantidade determinada que se deseja, normalmente em um balão volumétrico, por ser mais preciso e por fim a solução é homogenizada.
Para se determinar a concentração exata de uma solução é utilizado o método de titulação, para se titular uma solução de pH básico forte se utiliza uma solução ácida fraca de concentração já conhecida e vise versa, é adicionado um indicador ácido/base na solução de concentração já conhecida que no caso deste experimento foi a fenolftaleína, e