Quimica experimental
Relatório apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Química Geral e Experimental I do Curso de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André.
SANTO ANDRÉ
2011
RESUMO
No laboratório foi feito a preparação de uma solução aquosa diluída de um ácido forte, pelo método da diluição de soluções concentradas em estoque, o da preparação de uma solução aquosa diluída de uma base forte, a partir do soluto sólido, e cálculos para determinar a massa do soluto e o volume de solução concentrada. Pesando com cuidado a amostra aproximadamente a uma grama e usando um frasco, foi dissolvida a massa em água destilada. Adicionado à solução de carbonato de sódio (cinco gotas de verde de bromocresol), e preenchido a bureta com a solução do ácido a ser padronizada. Foi pesada a massa determinada e dissolvido à mesma em água destilada no béquer. Com o auxílio de um frasco lavador contendo água destilada, o volume do menisco tangenciou a marca no pescoço do balão correspondente ao seu volume nominal. A solução foi homogeneizada após certo período e os cálculos finais foram apresentados.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 REVISÃO DA LITERATURA 6
4 MATERIAIS E METODOS 8
4.1 Materiais e reagentes 8
4.2 Métodos 9
5 PROCEDIMENTOS 10
6 RESULTADOS 12
7 CONCLUSÃO 15
8 REFERÊNCIAS 16
9 APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO SOBRE PADRONIZAÇÃO DE ÁCIDOS E BASE FORTES 17
1 INTRODUÇÃO
Em laboratório foram utilizados alguns procedimentos experimentais e analisados com objetivo de um melhor resultado na experiência, para preparação e padronização de soluções de ácido e base forte com precisão de valor da concentração destas soluções, baseado na determinação da concentração de uma base (NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido. Na titulação ácida-base, que corresponde a uma reação entre um ácido e uma base na presença de um indicador