Doenças no globo ocular
O globo ocular é a estrutura do olho humano que tem o formato de um globo, disposto em uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras humanas. Do lado de fora existem seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas aderidas entre si com a função de enxergar, nutrir e proteger os olhos. É na camada externa que fica presente a córnea. Na camada média, também chamada vascular, é formada pela íris, a coróide, o cório e o corpo ciliar. E, por fim, na camada interna existe a retina que é a parte nervosa dos olhos, responsável pelo impulso nervoso que envia as imagens ao cérebro.
Uma sensação de incômodo ou dor no olho podem ser consequências de algum problema no próprio globo ocular. Ou então, esta pode ser causada por problemas nas estruturas que envolvem o olho. A seguir, veremos alguns desses problemas.
Miopia
É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular.
Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida.
Para o míope, o ponto próximo (ou remoto), que é o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da miopia.
O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.
A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.
À Esquerda, esquema do olho míope. À direita, visão do míope.
Hipermetropia
A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção desse defeito é possível através da