Semiologia oftalmologica
29: 54-60, jan./mar. 1996
Simpósio: SEMIOLOGIA ESPECIALIZADA
Capítulo V
SEMIOLOGIA OFTALMOLÓGICA
OPHTALMOLOGIC SEMIOLOGY
Maria de Lourdes Veronese Rodrigues
Docente do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São
Paulo.
CORRESPONDÊNCIA : Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Campus Universitário - CEP: 14048-900 - Ribeirão Preto - S.P - Fax: (016) 633.5839.
RODRIGUES M de LV
Semiologia oftalmológica. Medicina, Ribeirão Preto, 29: 54-60, jan./mar. 1996.
Iniciando pela anamnese oftalmológica e seguindo com o exame externo do globo
RESUMO:
ocular, com a avaliação da movimentação ocular e da acuidade visual, concluimos com o exame das estruturas oculares internas do olho com auxílio de instrumentos. Trata-se dos primeiros elementos da propedêutica oftalmológica básica, necessária para o médico não oftalmologista.
UNITERMOS:
Relações Médico-Paciente. Anamnese. Diagnóstico Oftalmológico. Exame Físico.
Oftalmologia.
1. ANAMNESE E RELACIONAMENTO COM
O PACIENTE
Na Oftalmologia, como em qualquer ramo da
Medicina, é necessário, antes do exame físico, realizar a anamnese, que deve ser, suficientemente, ampla para a obtenção de subsídios para a condução do problema, sem se tornar excessivamente extensa.
O médico deve sempre iniciar cumprimentando o paciente, inclusive apertando a mão. No caso de um primeiro atendimento, ao fazer a identificação do paciente, é sempre importante que o médico, também, se apresente. Isso se torna fundamental se o paciente tiver uma deficiência visual que o impeça de ver o médico, pois o ajudará a estabelecer um melhor relacionamento. O relacionamento médico-paciente, que se inicia no momento do primeiro contato (visual ou através de outros órgãos dos sentidos), idealmente, deveria ser uma relação de colaboração mútua na busca da cura do paciente. No entanto, nem sempre existem con54