Bactérias
CURSO TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO
LUCIANA FARIAS REIS
OLHO HUMANO
TUBARÃO
2013
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OLHO HUMANO - ANATOMIA 4
3 COMPONENTES 4
4 DEFEITOS 6
4.1 Miopia 6
4.2 Hipermetropia 6
4.3 Astigmatismo 6
4.4 Presbiopia 7
4.5 Estrabismo 7
5 DOENÇAS 7
6 CONCLUSÃO 8
7 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Iremos ver como funciona o globo ocular, quais seus componentes, suas disfunções, qual o melhor método de correção desses problemas e as doenças que podem afeta-la.
2 OLHO HUMANO - ANATOMIA
No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso , o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida. O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos.
A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. Com somente um dos olhos, temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura. Com os dois olhos, passamos a ter noção da terceira dimensão, a profundidade.
O globo ocular recebe este nome por ter a forma de um globo, que por sua vez fica acondicionado dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclera e serve para proteção. A camada média ou vascular é formada pela íris, a coróide, o cório ou uvea, e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte