Olho humano - problemas da visão
Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular.
A luz incide na córnea e converge até a retina, formando as imagens.
Para esta formação de imagem acontecem vários fenômenos fisiológicos, no entanto, para o estudo da óptica podemos considerar o olho como uma lente convergente, com distância focal variável.
Uma curiosidade: as imagens, que se projetam dentro do olho, são invertidas, ou seja, de cabeça para baixo.Isto é o que ocorre com todo sistema óptico, quando é disposto além da sua distância focal. O cérebro faz a inversão da imagem, colocando-a na posição correta e nos dá a sensação que estão na posição normal.
Córnea: É a parte saliente e anterior do globo ocular, protuberante e visível.
Íris: É o colorido do olho. Trata-se de uma membrana de forma circular, com 12mm.
Humor Aquoso: trata-se de uma substância semi-líquida, transparente, semelhante a uma gelatina incolor.
Cristalino: Corpo em forma de lente, transparente, com um poder dióptrico de perto de +14,00 diop. localizado logo atrás da íris, entre a câmara anterior e a câmara posterior do olho.
Músculo Ciliar: Quem promove a acomodação, feita pelo cristalino, é o músculo ciliar, que o circunda, através de pequenos ligamentos ciliares.
Corpo Vítreo: É também conhecido como " Humor Vítreo ". É uma substância totalmente transparente, semelhante ao humor aquoso.
Esclerótica: Também conhecida como esclera. É o conhecido " Branco do Olho " e trata-se de uma camada que envolve externamente o globo ocular.
Esclerótica: Também conhecida como esclera. É o conhecido " Branco do Olho " e trata-se de uma camada que envolve externamente o globo ocular.
Retina: É a camada que envolve internamente ¾ partes do globo ocular e tem papel importantíssimo na visão.
Fóvea Central: Fica localizada no fundo da retina, ligeiramente para o lado temporal e