o olho humano
O Olho Humano é um órgão sensório fotorreceptor, que percebe a luz, as cores, as formas, os movimentos, o espaço. O olho é opticamente equivalente a uma máquina fotográfica comum, sendo constituído basicamente de um sistema de lentes, um sistema de diafragma variável e uma retina que corresponde a um filme a cores.
Características especiais: sistema automático de focalização que permite ver de perto e de longe a íris, que corresponde ao diafragma, controla automaticamente a quantidade de luz que entra no olho. eficiência de operação para ver tanto em ambientes com muita luz como em outros pouco iluminados. visão angular grande: ex.: horizontal de 90o. a 50o. e na vertical de 50o. a 65o. a imagem de um objeto formado na retina é invertida.
5. a imagem de um objeto formado na retina é invertida.
PRINCIPAIS ELEMENTOS DO OLHO HUMANO
Parte anterior do olho
A córnea é uma camada curva, clara e transparente responsável por dois terços da focalização da luz na retina. Os raios luminosos incidentes na superfície externa da córnea são refratados devido a sua curvatura e á diferença entre seu índice de refração (1.37) e o do ar (1,00). A refração dos raios luminosos produz a sua focalização na retina.
Atrás da córnea existe um fluido claro, praticamente incolor, chamado humor aquoso. Esse fluido é produzido continuamente e o excesso é eliminado pelo canal de Schlemm. Ele mantém a pressão do olho em 15 mmHa. Além de fornecer nutrientes a córnea e ao cristalino que não são vascularizados.
Parte do olho índice de refração
Córnea
Humor aquoso
Cristalino
Humor vítreo
1,37-1,38
1,33
1,18 a 1,41
1,33
A seguir vem a íris, (determina a cor do olho, ex.: azul, verde, castanha) que é um diafragma composto principalmente de músculos circulares e radiais que ao se contraírem ou se distanciarem, diminuem ou aumentam o tamanho da abertura – a pupila – por onde entra a luz. A principal função da íris é controlar a quantidade de luz que