pastel
O pastel é um alimento muito popular no Brasil, ele foi trazido por Portugueses, chineses e por outros locais que compõe a Europa. Por ser um alimento agradável, prático e de baixo custo, conquistou seu lugar pelo Brasil afora, partindo de santos para são Paulo se espalhando assim para outros estados como, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, entre outros. Ele é vendido principalmente em feiras livres, bares, restaurantes, em mercados como produto pré-cozido, ou até mesmo podendo ser feito em casa.
A massa de pastel vendida em mercados pré-cozida, é um alimento produzido e feito industrialmente, passando por diversas etapas de produção. Para garantir uma boa qualidade e segurança alimentar, esse produto durante o processo de fabricação precisa passar por diversos fatores que garantem esse controle. Esses fatores são denominados intrínsecos e extrínsecos dos quais tem o objetivo de condicionarem a perfectibilidade dos alimentos. Os fatores intrínsecos ao alimento dizem respeito à sua atividade de água (aw), pH, acidez, potencial de óxido redução (Eh), composição em nutrientes, presença ou não de fatores antimicrobianos e de estruturas biológicas de proteção. Os fatores extrínsecos, por sua vez, são aqueles relacionados com o ambiente em que se encontra o alimento, ou seja, a temperatura, a umidade relativa do ambiente e a composição da atmosfera que o envolve.
A qualidade é uma característica multidimensional do alimento, sendo uma combinação de atributos microbiológicos, nutricionais e sensoriais. O seu controle em todas as etapas do processamento de alimentos tem como objetivo assegurar a qualidade, promovendo a saúde do consumidor (MAIA, MFM; TOLENTINO, FM. 2011).
A produção dessa massa de pastel inicia-se pela pesagem e homogeneização dos ingredientes, os quais são farinha, sal, gordura vegetal hidrogenada, água, corante beta-caroteno e conservante sorbato de potássio. Após a mistura dos ingredientes, a massa adquire consistência semelhante à