Telhas de fibrocimento
Fibrocimento
A cobertura em uma edificação tem a função de garantir proteção contra a chuva, ventos e insolação. Na elaboração de um projeto arquitetônico, a definição do tipo de cobertura que será utilizada e sua forma deve ser umas das primeiras preocupações. Seu custo normalmente varia entre 8% a 12% do custo total da obra.
Atualmente no mercado existem várias opções de produtos e a sua escolha vai depender do tipo de edificação e desvantagens e desvantagens de cada sistema de cobertura. No que dizem respeito as cobertura com telhas de fibrocimento, estas estão entre as mais utilizadas principalmente na cobertura de edificações comerciais, industriais, rurais e moradias populares, isto se deve, principalmente, ao baixo custo.
Estas telhas são fabricadas em diversos modelos, tamanhos e espessuras. Ressalta-se também que apresentam como diferencial a possibilidade de vencer grandes vãos sem o uso de apoios intermediários, sendo leves e resistentes. As coberturas de fibrocimento devem atender as disposições da Norma Regulamentadora – NR
7581 – Telha Ondulada de Fibrocimento Especificações.
As telhas podem ser apoiadas em estruturas de madeira, metálicas ou de concreto, sendo fixadas por acessórios próprios para este fim fornecidos pelos fabricantes. Esta fixação é feita por parafusos, grampos zincados, arruelas elásticas de vedação, massa de vedação e cordões de vedação. • As telhas de fibrocimento são mais leves que as telhas cerâmicas, e, além da rapidez da montagem proporcionam uma grande economia no madeiramento.
Desempenho Térmico
• As coberturas, de uma maneira geral, não possuem muita resistência térmica. Entretanto, o fibrocimento é um excelente isolante térmico, proporcionando um conforto térmico agradável no período de inverno, época em que estamos com nosso organismo muito mais vulnerável à doenças, já que o metabolismo desacelera seu processo para economizar energia para manter sua