Resenha Crítica sobre Gestão por Competências
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO
RESENHA CRÍTICA SOBRE
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Rio de Janeiro - RJ
2014
INTRODUÇÃO
Num cenário global de busca por maximização de resultados, a gestão por competências, considerada uma alternativa aos modelos gerenciais usualmente empregados pelas organizações, visa a orientar esforços para atrair, averiguar e aplicar, nos diversos níveis da organização, as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
A fim de conjugar e integrar os diversos componentes para o atingimento dessa finalidade é que se chega ao mapeamento de competências, mediante o uso de inúmeras técnicas e métodos.
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO
Inicialmente, a noção de competência neste trabalho deve ser entendida sob dois enfoques: o individual, sendo este o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas pelo desempenho profissional no contexto organizacional e que produz um resultado, ou competência referente a equipes de trabalho ou organizacional, que nada mais é do que as relações sociais dos indivíduos vivendo no grupo e de seus sinérgicos relacionamentos de competência.
Em acréscimo a tal conceito, a gestão por competências reflete a possibilidade de planejamento, captação, desenvolvimento e avaliação do ambiente organizacional com foco nos seus objetivos. Com base nesta gestão, existe um processo que se inicia na formulação da estratégia da instituição, que inclui definição da missão institucional, planejamento e visão de futuro, as metas a serem alcançadas, os indicadores de desempenho e a análise de resultados.
Como mencionado, o mapeamento de competências constitui um dos principais mecanismos para conjugação dos elementos necessários à consecução da finalidade institucional.
Dentro dessa ótica, é importante destacar os métodos e técnicas aplicadas para tal desiderato.
Há várias abordagens para o mapeamento de