Preparação KNO3
No experimento 3 o objeto foi o preparo do nitrato de potássio, no experimento 4 o objeto foi estudar o efeito da temperatura na solubilidade de nitrato de prata em água e construção do gráfico da curva de equilíbrio.
Resumo
Foi realizada em laboratório a preparação do Nitrato de Potássio, com filtração simples e a vácuo, e auxilio de chapa aquecedora, e posteriormente verificada em laboratório sua solubilidade e temperatura de cristalização, com auxilio de banho de água quente.
Introdução
A maioria do nitrato de potássio vem dos vastos depósitos de nitrato de sódio existentes nos desertos chilenos. O nitrato de sódio é purificado e posteriormente colocado para reagir com uma solução de cloreto de potássio, na qual o nitrato de potássio obtido, menos solúvel, cristaliza. É bastante utilizado industrialmente já que é ótimo como adubo, sendo grande fonte de nitrogênio e potássio para as plantas, e na indústria de alimentos contribui para evitar a proliferação de bactéria causadora do botulismo, e realçam a cor e o sabor dos alimentos.
Industrialmente, o KNO3 é produzido através da reação de algum composto de potássio com ácido nítrico. Solubilidade, por definição, é a concentração de soluto dissolvido em um solvente em equilíbrio com o soluto, não dissolvido à temperatura e pressão especificas, ou seja, é a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente. O tamanho molecular (ou iônico), a polaridade (ou carga), forças dispersivas e dipolares, ligações de hidrogênio e a temperatura são fatores que se destacam na determinação da solubilidade. As soluções podem ser classificadas em: insaturada: quando a solução, que contém quantidade de soluto inferior à capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo, portanto, capaz de dissolver uma nova adição de solvente; saturada: aquela em que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida sem a presença de corpo de fundo (resíduo sólido