Religião
Tudo que há na sociedade é pautado basicamente em três pilares: Conceitos, princípios e valores. Porém estes nunca foram fixos e imutáveis, pois eles se adaptam também ao momento histórico. Desde os primórdios a sociedade vem se modificando graças à essas alterações históricas.
Porém muitos seres que compõe a sociedade hesitam e resistem à essas mudanças por terem seus conceitos, princípios e valores muito bem arraigados. E normalmente isso se deve muito à cultura e a religião, pois estas em sua essência não se modificam.
Historicamente a religião e a cultura foram predominantes em muitas sociedades, chegando em muitos momentos a serem a principal força de um povo, uma nação. Porém houve também um período onde todas essas manifestações eram mal vistas pela sociedade, onde a religião era considerada o ópio do povo.
As glórias que gregos, romanos e os demais povos dominantes da terra tiveram, foram baseadas em dominância, ou seja, fazer o povo dominado reconhecê-los como superiores. Este sentimento existia por acharem que sua cultura, costumes e afins eram superiores.
Estas mudanças ocorrem até hoje e resultam na sociedade em que vivemos, uma vez que somos produto do nosso passado. Vide então, a Alemanha de Hitler que “comprou” suas ideias e fizeram de seus ideais, verdade absoluta, o que culminou no genocídio conhecido mundialmente.
Pois bem, é comprovado que o melhor para a sociedade é o equilíbrio, a temperança. Não se pude julgar uma crença ou uma cultura como errada, sem que haja o conhecimento sobre ela. Entretanto, não se pode liberar tudo e achar que tudo esta certo, pois isso pode levar a algo muito perigoso no futuro. Aos que acreditam há Sodoma e Gomorra para comprovar isto.
Enfim a sociedade está em constante mudança, mas aqueles que tem seus conceitos firmados em algo maior do que si mesmo, não muda conceitos, princípios e nem valores.