Preparação hcl
TECNOLOGIA DE SERGIPE
COORDENAÇÃO DE QUÍMICA – CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA
ATIVIDADE EXPERIMENTAL III
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO HCL
AUTORES:
ABRAÃO LUCAS
EDIVANILDO CHAVES
HIDELBRANDO
JONAN
LUCAS DANIEL
RAUNYR SANTOS
VINÍCIUS DE SOUZA
PROFESSOR: ALBÉRICO L.
ARACAJU-SE
2012
1-Introdução
O ácido clorídrico (HCl), é um ácido inorgânico forte, que apresenta pKa de -6,3. Isso significa que ele é facilmente ionizável, liberando facilmente íons H+ e tornando o seu pH muito baixo. É vendido comercialmente sob a forma de Ácido Muriático, muito utilizado para limpeza doméstica. Apresenta-se como líquido incolor ou levemente amarelado.
O ácido é altamente higroscópico e, por isso, o frasco deve permanecer bem vedado para não variar a sua concentração. Outro motivo pra que o frasco permaneça fechado é que, em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz. Devido a isso, o ácido clorídrico concentrado deve ser tratado dentro da Capela de Exaustão.
Em sua forma pura o HCl é encontrado na forma de gás, sendo chamado de cloreto de hidrogênio. É produzido em indústrias químicas a partir da combustão do hidrogênio em ambientes clorados. O gás resultante vai ser absorvido por água desmineralizada, dando origem ao ácido clorídrico quimicamente puro.
A partir deste, ocorre a síntese de soluções aquosas de ácido clorídrico em menores concentrações. O grau de pureza do ácido vai ser determinante nesta síntese de modo que, para se obter um valor mais preciso da concentração, será necessário fazer a padronização do ácido.
2- Procedimentos O procedimento experimental foi desenvolvido em duas partes, as quais seguem: 2.1 - Preparação das soluções:
2.2.1 Solução de HCl 1,0mol/L:
Foi pipetado 84mL de HCl