Preparação e padronização de HCl
O experimento retratado nesse relatório refere-se à preparação e padronização de uma solução a 0,10 mol/L de ácido clorídrico.
Solução é uma dispersão molecular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas; e só podem ser separadas por processos físicos. O preparo de uma solução envolve o uso de uma outra solução, feita a partir de uma substância no estado sólido, de modo que se possa saber com exatidão sua concentração. Essa solução – chamada de padrão primário – é utilizada para a verificação da solução problema, ou seja, a que está sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração dá-se o nome de padronização.
2. Objetivo
Preparar e padronizar uma solução de ácido clorídrico a 0,10 mol/L.
3. Metodologia
Utilizou-se, nesse experimento, os seguintes materiais:
Ácido clorídrico (HCl) 37% puro – exemplar PA (para análise), peso molecular: 36,46 g/mol, densidade: 1,19 g/mL;
Pipetas de capacidade volumétrica de 2 mL e 0,5 mL
1 erlenmeyers de capacidade volumétrica de 250 mL
Solução indicadora de fenolftaleína
Balão volumétrico de capacidade de 250 mL
Inicialmente foram feitos os cálculos para se saber o volume do ácido necessário para o preparo de 250 mL da solução problema. Em seguida, preparou-se a solução, efetuando a transferência do volume encontrado para o balão volumétrico 100 mL, aproximadamente, por água destilada. Após isso, foi adicionado o restante de água, de modo a completar o volume do balão. Posteriormente foi feita a reação que ocorreria entre a solução problema e a padrão, de modo a calcular a massa do padrão que seria necessária para reagir com uma alíquota de 20 mL da solução problema. Então, após isso, foi calculado o volume médio e – a partir deste – o fator de correção para determinação da concentração real.
4. Cálculo
4.1 Cálculo da quantidade de mols de ácido