Preparação e padroniza de solução de hcl 0,1mol/l
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS – CESP
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
AULA PRÁTICA IV: PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L
PARINTINS
2011
ACADÊMICOS:
FERNANDA JORDÃO
GEISYANE TEIXEIRA
JOÃO PAULO TAVARES
SUZANA DE SOUZA SISHAM
AULA PRÁTICA IV: PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L
RELATORIO, PARA OBTENÇÃO DE NOTAS NA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA II, MINISTRADA PELA PROFESSORA ALNINEI LOPEZ.
PARINTINS
2011
PREPARAÇÃO E PADRONIZA DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1MOL/L
INTRODUÇÃO
Na preparação de soluções padrões ácida, os reagentes mais comuns a ser utilizados são o ácido clorídrico e sulfúrico. Esses ácidos são encontrados no comercio na forma de soluções concentrada. Dentre as soluções apresentadas, as do ácido clorídrico, são as preferidas, pois são estáveis e podem ser usadas na presença da maior parte dos cátions sem sofrer interferência devida à formação de sais solúveis.
Análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso (massa) da substância a ser analisada é calculada a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares reativas dos compostos que reagem.
A solução padrão a ser usada em uma análise titrimétrica deve ser cuidadosamente preparada, caso contrário, a determinação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Os reagentes com essas características são chamados de padrões primários.
A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. O volume, ou a massa, do