Preparação e diluição de uma solução de hcl
A diluição consiste em adicionar solvente a uma dada quantidade de soluto obtendo-se um volume maior de solução. Neste processo o número de mols do soluto permanece constante. Para preparar soluções deve-se utilizar um balão volumétrico que possui um volume especificado, para isso pesa-se o soluto em um béquer, dissolve-se o soluto com água destilada e transfere-se quantitativamente ao balão. Posteriormente, deve-se adicionar água destilada ajustando o volume da solução.
Objetivo:
Habilitar o aluno a preparar soluções de determinada concentração e diluí-las.
Esquema de Aparelhos:
• Béquer
• Baqueta
• Balão Volumétrico 200 mL
• Espátula de porcelana ou plástico
• Vasilhame de plástico
Procedimento:
1. Colocou-se aproximadamente 10 mL de água em um béquer e aos poucos adicionou-se o volume calculado de HCl (10,5 mL). Após agitada a solução com auxilio de uma baqueta, foi transferida para o balão volumétrico e completou-se o volume com água. Agitou-se o balão para homogeneizar a amostra e foi guardada para uso posterior.
2. Preparou-se por diluição utilizando a solução preparada pelo item anterior, 200 mL de HCl 0,1 mol/ L. Colocou-se um pouco de agua no balão volumétrico (200 mL) e adicionou-se o volume necessário de concentração 5 mol/L completando-se o balão com água destilada e agitando-o para homogeneizar a amostra. Guardou- se para uso posterior.
3. Pesou-se o NaOH em um béquer e foi dissolvido com água, agitou-se com a baqueta para a dissolução total do sólido e foi deixado para resfriamento. Transferiu-se a solução para o balão, completou-se o volume com água destilada e agitou-se para homogeneizar a solução, guardando em um vasilhame plástico para uso posterior.
Questões:
a) Porque adicionamos o ácido na água e não a água no ácido?
Pois se a água adicionada sobre o ácido, poderá ferver e espirrar de forma perigosa. Sempre se deve adicionar o ácido sobre a água, para que o processo de ionização não ocorra bruscamente e espirre