Quimica Basica
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Farmácia e Nutrição
Química Básica - Aula prática 01
Preparo de Soluções
Alegre
2013
Aula prática 1 - Preparo de Soluções
1. Introdução
Define-se solução como uma mistura homogênea de seus componentes denominados soluto e solvente. Algumas vezes, uma mistura pode ser classificada erroneamente como uma solução, quando por impressão visual se identifica apenas uma fase, porém se através de equipamentos, como um microscópio, identifica-se mais de uma fase, essa mistura é classificada como heterogênea e não pode ser denominada solução. Sendo assim, a distinção entre misturas homogêneas e heterogêneas somente por olho nu algumas vezes é difícil, principalmente quando as partículas da solução são muito pequenas, sendo necessário auxilio de equipamentos de laboratório ou técnicas de diferenciação. O Soluto é a substancia que está em menor quantidade na solução e solvente é a substancia em maior quantidade e que dissolve o solvente formando a solução.
A quantidade de soluto dissolvido é quem classifica a solução. Soluções podem ser saturadas, insaturadas e supersaturadas, de acordo com a concentração de soluto e sua solubilidade na solução.
A partir de uma solução pode-se gerar diluições de acordo com a concentração desejada para a solução final. Diluição consiste em adicionar à solução uma porção de solvente puro necessário para atingir uma concentração de soluto desejável para aquela solução.
Para realização da grande maioria dos métodos de análises química são utilizadas soluções, sendo assim, estar a par dos conceitos de soluções, suas formas e diluições, e de como alcançar as concentrações desejadas é essencial para atividades práticas do laboratório.
2. Objetivo
Preparação de soluções de cloreto de sódio (NaCl) 0,9 g/L, de ácido clorídrico (HCl) 0,1M e diluição da solução de NaCl.
3. Materiais e procedimento experimental