Fundamentos para o exercício da leitura e da produção de textos
(Lígia S. F. Barrichello)
“As palavras não nascem amarradas, Elas saltam, se beijam, se dissolvem, No céu livre por vezes um desenho, São puras, largas, autênticas, indevassáveis.” Carlos Drummond de Andrade
Considerações iniciais sobre a escrita de um texto
Para escrever é necessário saber o que caracteriza, de fato, um texto. Na definição de Val (1994, p.3) ”texto é uma ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal”. Em outras palavras, pode-se dizer que texto é toda estrutura lingüística que agrega em si uma mensagem compreensível.
Entende-se que para a obtenção de um texto, e não somente de um conjunto de palavras ou frases isoladas e inexpressivas, há necessidade da presença de:
a)material lingüístico adequado (correta estruturação de frases); b)coerência entre as idéias (organização lógica); c)intencionalidade (objetivos claros por parte do escritor); d)bom nível de informação no desenvolvimento.
O objetivo da elaboração de um texto é comunicar idéias. E assim, a primeira preocupação de quem escreve é conseguir expressar-se de forma clara e perfeita. A coerência é essencial para garantir a clareza do texto. Ela é produzida, em grande parte, por meio do correto uso de recursos lingüísticos (palavras ou expressões que promovem ligações de sentido no texto).
Entre os mais importantes articuladores da coerência estão os chamados elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, preposições, numerais, artigos, nomes genéricos...). Essas categorias gramaticais cooperam para materializar um discurso lógico, nos períodos da superfície textual.