PREPARAÇÃO DO SULFATO FERROSO (FeSO4)
Sintetizar o sal sulfato de ferro (II) a partir de material à base de ferro metálico.
Determinar, experimentalmente, o rendimento de uma reação.
2.0 Introdução teórica:
As reações químicas obedecem a duas leis: as ponderais e as volumétricas. As leis ponderais estudam as relações entre a massa dos reagentes e a massa dos produtos numa reação. As principais leis ponderadas são: as leis de Lavoisier, de Proust e de Dalton. A lei de Lavoisier, ou da conservação da massa, como é conhecida, diz que a massa dos reagentes, num sistema fechado, é igual a massa dos produtos, obedecendo a frase que diz: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
3.0 Materiais e reagentes
Erlenmeyer de 250 ml, 2 papéis de filtro quantitativo, balança de precisão Shimadzu AY220, bastão de vidro, béquer de 100ml, gelo, provetas de 100 e 25ml, palha de aço Bombril, tenaz, chapa aquecedora, funil analítico, suporte universal com argola, acetona, álcool etílico, bomba a vácuo, kitassato, conexões de silicone, alonga de borracha, funil de buchner, estufa e vidro de relógio grande.
4.0 Procedimento experimental
Pesamos aproximadamente 3,0050g de palha de aço diretamente em um erlenmeyer de 250 ml. Medimos 60 ml de H2SO4 em uma proveta e adicionamos o conteúdo no erlenmeyer onde continha a palha de aço. Colocamos o erlenmeyer sobre uma chapa aquecedora na capela e demos inicio ao aquecimento da mistura. Agitamos a mesma com um bastão de vidro e mantivemos o aquecimento em ebulição até que toda a palha de aço originasse a uma solução esverdeada, com uma pequena quantidade de fuligem. Montamos uma aparelhagem de filtração simples, onde foi utilizado um filtro de papel, funil de vidro e argola. Filtramos a mistura ainda quente e recolhemos o produto filtrado em um béquer e descartamos o filtro de papel utilizado junto com o resíduo contido nele. Colocamos o béquer com o produto filtrado em um banho de gelo até seu total resfriamento. Em seguida