REAÇOES QUIMICAS E ENERGIA
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeiaé constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas.
As misturas homogêneas são denominadas soluções.
Soluções são misturas de duas ou mais substancias que apresentam aspecto uniforme.
As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: gasoso, solido e liquido.
Soluções gasosas tem a estrutura tipicamente de todos os gases (as moléculas estão distantes umas das outras que se encontram em movimento rápido e caótico, colidindo frequentemente entre se e com as paredes do recipiente).não é possível preparar uma mistura heterogênea de dois gases porque todos os gases misturam-se uniformemente um com o outro em qualquer proporção. Exemplos: ar atmosférico.
Dois tipos de soluções solidas são frequentes.
A solução solida substituinte exibe uma estrutura cristalina que tem regularidade estrutural. A solução solida intersticial, átomos diferentes, íons ou moléculas ocupam os vértices e fissuras ou interstícios, no reticulo hospedeiro. A preparação de uma solução solida de dois componentes sólidos na pratica não é apenas um processo de misturas simples. os componentes podem entender a dissolver um no outro espontaneamente. Outro método envolve a evaporação de um solvente no qual ambos os componentes estejam dissolvidos. Exemplos: bronze = cobre + estanho.
Soluções liquidas possuem arranjo molecular típico de um liquido puro: as partículas encontram-se dispostas próximas uma das outras, ainda apresentando uma certa ordem. Diferente de um liquido puro, entretanto, uma solução liquida é composta de diferentes partículas. Exemplos: A água que bebemos; os refrigerantes, os combustíveis, álcool hidratado, gasolina e diversos produtos de limpeza como sabonetes líquidos.
Em muitas soluções, um componente esta presente em considerável excesso em relação aos outros. Este componente e chamado solvente, e os outros componentes são chamados solutos. De