AS ENERGIAS ENVOLVIDAS NAS REAÇÕES QUIMICAS
Nós costumamos utilizar muito a palavra energia! Por exemplo, as vezes, falamos que um determinado lugar tem uma “energia” ruim, ou que uma pessoa tem uma “energia” contagiante. Neste caso, utilizamos um conceito cientifico de maneira vaga no cotidiano. Mas, o que é energia? Como ela se aplica às reações químicas? Podemos medi-la?
A energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. Ela não é uma substância, não é visível ou invisível, mas é uma medida de transformação.
A energia pode ser aplicada à luz, mas também ao movimento, ao som, ao magnetismo. Todos estes conceitos são explicados pela física. Mas, em química a energia pode ser aplicada principalmente às reações químicas.
É fundamental lembrar que ela não se perde, não se cria, mas está em constante transformação.
Como somente a química ou somente a física não são suficientes para explicar as várias formas de energia. Foi criada uma área de pesquisa chamada de físico-química, que dentre outros conceitos estuda a energia envolvida nas transformações químicas.
Nesta área de pesquisa estudamos, por exemplo, a eletroquímica que nos ajuda a explicar as reações de óxido-redução, o funcionamento das pilhas, às baterias, à eletrólise, dentre outras. Nas próximas páginas deste módulo você terá mais contato com estes conceitos.
Podemos também estudar a termoquímica. Mas, o que este ramo da ciência estuda? Por exemplo, sabemos que existem reações que liberam muita energia, tal como as explosões. Por outro lado, também existem determinadas reações que não ocorrem espontaneamente, mas que precisam de uma certa quantidade de energia para ocorrer, assim, quando cozinhamos um certo alimento, provocamos uma série de reações deste tipo.
As reações que precisam de energia para ocorrer são chamadas de endotérmicas. Mas, as que liberam energia são chamadas de exotérmicas. Desta forma, é a partir dos conceitos explicados pela termoquímica, como entalpia, a