Aula Esforcos Internos
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOSCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ESFORÇOS INTERNOS: momento fletor e esforço cortante
IGOR FERNADES GOMES
RECIFE - 2013
1
INTRODUÇÃO
• Para projetar um membro estrutural ou mecânico, é preciso conhecer a carga atuando dentro do membro, a fim de garantir que o material possa resistir a essa carga.
• Solicitação é todo esforço ou conjunto de esforços que devido às ações se exerçam sobre uma ou mais seções de um elemento da estrutura. 2
INTRODUÇÃO
• Esforços internos solicitantes em uma estrutura caracterizam as ligações internas de tensões, isto é, esforços internos são integrais de tensões ao longo de uma seção transversal de uma estrutura.
• Esforços internos representam o efeito de forças e momentos entre duas porções de uma estrutura resultantes de um corte em uma seção transversal.
3
INTRODUÇÃO
• Os esforços internos correspondentes de cada lado da seção seccionada são iguais e contrários, pois correspondem uma ação e a reação correspondente.
F
F
4
INTRODUÇÃO
As cargas internas podem ser determinadas usando o método das seções. 5
INTRODUÇÃO
As cargas internas podem ser determinadas usando o método das seções. As cargas internas que atuam em B serão então expostas e se tornarão externas no diagrama de corpo livre de cada segmento.
6
TIPOS DE ESFORÇOS SOLICITANTES
Esforços internos solicitantes:
N (esforços normais): esforço que tende a afastar (tração:
+)
ou comprimir (compressão: -) as partes do corpo na direção normal à seção transversal cortada;
Q ou V (esforços cortantes): esforços que tendem a provocar deslizamento (por cisalhamento) relativo entre as partes do corpo seccionado em uma direção paralela à seção transversal;
M (momento fletor): esforço que tende a provocar a flexão das partes do corpo seccionado em relação a um eixo paralelo à seção transversal;
T (momento torsor):