preparação da magnetita
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET
Relatório - Laboratório
Aula 03
Curso: Farmácia
Disciplina: Química Inorgânica Experimental Turma: A
Professor: Marcos Pereira Martins
Data da experiência: 16/04/2015
Experimento: Preparação da Magnetita (Fe3O4)
Nome dos componentes do grupo:
Nota do relatório:
1. Mariana Ribeiro Dantas
2. Natália Gonçalves Nogueira
Anápolis/2015
1. Introdução
A magnetita ou ferrita de ferro, FeO, Fe2O3, é um óxido formado por íons de ferro de valências diferentes. É um minério de ferro conhecido como ímã natural encontrado em depósitos de ferro e um dos mais usados para obtenção de ferro e aço. É encontrado também disseminado nas rochas ígneas e metamórficas, e em certos tipos de bactérias como, por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum em grande quantidade nas areias de praia conhecida como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta (LEAL, 2006).
No Brasil, a região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, possui importantes depósitos ricos em minerais de ferro, principalmente hematita e magnetita, intercaladas com segmentos de quartzo e dolomita (LEAL,2006).
A magnetita apresenta uma estrutura cristalina simples do tipo espinélio, fortemente magnético, podendo ser facilmente preparada em laboratório por neutralização de uma solução aquosa contendo íons férricos e ferrosos com uma solução alcalina de NaOH. A magnetita é um composto utilizado como material adsorvedor, aplicada principalmente em processos de tratamento de efluentes contaminados, pois em soluções aquosas ela possui espaços entre as camadas hidratadas e planos com cargas superficiais que tendem atrair certos elementos tanto positivamente como negativamente. Além da aplicação em tratamentos de efluentes a magnetita pode ser também utilizada em outros setores como aplicações ambientais e biomédicas (LEAL,2006).
A magnetita apresenta em sua composição química, aproximadamente, 31,0% de FeO e