Ferro fluido
Credenciada Portaria MEC n°1.236, de 9 de outubro de 2008, publicada D.O.U em 10/10/2008
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DICIPLINA: LABORATÓRIO DE QUIMICA
Turma: EPMA-T1
Professora: Silvia Pelição Batista
Experiência N° 3: Ferro Fluido
Grupo:
São Mateus-ES, 30 de Novembro de 2010.
1° Introdução
Este trabalho sobre ferro fluido possui o propósito de famializarmos com as soluções químicas e principalmente com as interações intermoleculares que nada mais é do que as interações que ocorre nas estruturas das moléculas ao serem misturadas a outras. Pois hoje a nano tecnologia possui o propósito de revolucionar a vida do ser humano tanto no âmbito industrial, econômico e social, para que desse modo possamos gerar melhores perspectivas, sejam elas para a cura de doenças até então sem solução, matérias com estruturas diferentes do que hoje conhecemos (nunca obtidos).
2° Objetivo
Este trabalho possui o objetivo de sintetizar o ferro fluido a partir de misturas de soluções realizadas com o ferro 2, ferro3 e acetona, para desse modo compreender comportamentos físico-químicos dessas substancias,conhecendo as propriedades ferro magnéticas em suas estruturas físicas e químicas e algumas de suas aplicações,explicando as reações que ocorreram baseando se em teorias obtidas no mini curso sobre ferro fluido ministrado pela professora Silvia.
3° Desenvolvimento
Ferrofluidos são suspensões coloidais de nano partículas magnéticas, ou seja, materiais com tamanhos de partículas em escala nano métrica ( 1nm= 10-9m) . Eles respondem a campos magnéticos externos fazendo com que regiões dessas soluções sejam controladas pela aplicação de um