Ferro Fluido
Os pesquisadores prepararam ferro fluidos contendo pequenas partículas de metais ferromagnéticos, como cobalto e ferro, assim como compostos magnéticos, como ferrites de zinco manganês (ZnxMn1-xFe2O4). Mas, os que dão melhores resultados são mesmo as partículas de magnetita, Fe3O4.
O ferro fluido não é nada mais que óleo, detergente e milhares partículas de imãs. Esses pedacinhos de imã são tão pequenos que são chamados de nano partículas, pois seu tamanho é inferior é a 100 nanômetros (um nanômetro equivale a um milímetro dividido por um milhão). Ferro fluidos são suspensões coloidais de nano partículas magnéticas. Eles respondem a campos magnéticos externos fazendo com que regiões dessas soluções sejam controladas pela aplicação de um campo magnético. Nano partículas de óxido férrico (magnetita, Fe3O4) podem ser produzidas misturando íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico. É necessário um surfactante para que as partículas permaneçam finamente divididas e separadas umas das outras, mantendo um equilíbrio coloidal.
Porém, as partículas de magnetita devem ser pequenas o suficiente para permanecerem suspendidas em meio líquido, em outras palavras, em estado coloidal. Para mantê-las pequenas o suficiente (nessas experiências, criamos magnetitas com aproximadamente 10nm de diâmetro), forças eletrostáticas e interações de van der Waals não devem estar substancialmente presentes. Assim uma precipitação, ou aglomeração não ocorre.
A atração de Van der Waals entre duas partículas é forte quando elas ficam muito próximas umas das outras. Assim sendo, um método para