Pelotização
TRADUÇÃO: Negri
ORIGINAL: KURT MEYER
TUBARÃO: 1995
Introdução
Em contraste com a sinterização, onde somente o método down-draft sintering é empregado com sucesso, hoje as pelotas são queimadas de acordo com três métodos: no alto forno, forno rotativo e grelha móvel.
A grande variedade de propriedades dos minérios resultante de gênesis, origem, forma, forma do cristal e composição química devem ser levadas em conta na preparação e pelotização do minério, a fim de produzir ao mesmo tempo pelotas uniformes e de boa qualidade. Hoje em dia são conhecidos métodos pelos quais as diferentes propriedades dos minérios podem ser compensadas. Contudo os parâmetros correspondentes devem ser variados e selecionados de acordo com a natureza do minério envolvido. Na prática, isso significa que o projeto de novas usinas ou a conversão das existentes para outros tipos de minérios não pode ser baseada em programas generalizados. Em cada caso em particular é praticamente inevitável encontrar ótimos parâmetros através de testes de performance. Isto foi o fator decisivo para a concepção e composição deste livro, que virtualmente foi baseado em conhecimentos experimentais e compreende dos seguintes capítulos:
As fases mais importantes do desenvolvimento da pelotização e as subseqüentes razões estão descritas no Capítulo 1.
Os fundamento para uma boa formação e queima das pelotas verdes estão descritos no Capítulo 2.
O Capítulo 3 trata dos minérios e aditivos utilizados assim como de suas preparações para o processamento das pelotas.
No Capítulo 4 são descritos os equipamentos de laboratório e os testes de qualidade das pelotas de acordo com as diferentes normas.
A eficiência e tipos de fatores individuais de influência foram encontrados em testes adequados para a obtenção da qualidade uniforme das pelotas. Estas considerações são objetos do Capítulo 5.
O critério decisivo de