CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA AMOSTRA DE MINÉRIO DE FERRO
CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE UMA AMOSTRA DE MINÉRIO
DE FERRO
DUARTE, R. S.1, MILHOMEM, F. O.2, ANDRADE, L. R.3, LIMA, R. M. F.4
1
Universidade Federal de Ouro Preto. renaduarte@gmail.com
2
Universidade Federal de Ouro Preto. felipe.milhomen@hotmail.com
3
Universidade Federal de Ouro Preto. laisrandrade@gmail.com
4
Universidade Federal de Ouro Preto. rosa@demin.ufop.br
RESUMO
No presente trabalho são apresentados os resultados de caracterização física, química e mineralógica de um minério de ferro denominado HBA, oriundo do Quadrilátero Ferrífero - MG.
As análises granulométricas foram efetuadas por peneiramento a úmido. Para determinação de densidade foi utilizado o picnômetro a hélio ultrapycnoter 1000 e para determinação de área superficial e porosidade foi utilizado o BET Nova 1200e, ambos do Laboratório de Propriedades
Interfacias do departamento de Engenharia de Minas - DEMIN. A densidade do minério, a área superficial e o volume dos poros foram de 4,66 g/cm3; 45,11 m2/g e 0,02 cm3/g, respectivamente.
Por meio de difratometria de raios X foram identificados os minerais hematita, goethita, quartzo, magnetita e caulinita. As análises químicas revelaram um alto teor de Fe (63,4%). No entanto, a perda por calcinação - PPC (4,99%) e o teor de P (0,15%) estavam acima dos valores máximos admissíveis nos produtos de minério de ferro. Através de cálculo estequiométrico determinou-se a proporção dos minerais constituintes da amostra: 46,6% de goethita, 45,8% de hematita, 2,5% de magnetita, 1,8% de caulinita e 3,04% de quartzo e outros.
PALAVRAS-CHAVE: minério de ferro, área superficial, hematita, goethita
ABSTRACT
In this paper are presented the results of physical, chemical and mineralogical characterizations carried out with a Brazilian iron ore denominated HBA