historia
Relatorio semana de Historia; Tempo, espaço e urbanização
Vivemos no tempo da globalização. Nossa sociedade é a sociedade mais globalizada que já existiu. A mundialização das relações sociais é uma das maiores características da vida social na atualidade. A padronização do consumo, o crescimento do consumismo e da produção e os impactos disso sobre o meio ambiente são os temas que se mantem mais em destaque quando o assunto é a globalização. Não é por acaso que busca-se construir uma ideologia na qual a globalização se resumiria a trocas culturais e maior acesso a novos meios de comunicação como a telefonia e a internet. Talvez o lado mais belo da globalização, pelo menos para os que conseguem consumir esses serviços.
Por outro lado, questões importantes não são explicitadas, como os impactos sobre o meio ambiente, a ampliação das desigualdades sociais e os interesses econômicos dos grandes grupos empresariais em torno da globalização e do crescimento do consumismo exacerbado.
Essas características da nossa sociedade e do nosso tempo histórico se expressam no espaço geográfico. Nosso objetivo é perceber como essas características da globalização ocorrem na configuração do espaço.
O processo de urbanização brasileira começou a partir de 1940, como resultado da modernização econômica e do grande desenvolvimento industrial graças a entradas de capital estrangeiro no país. As empresas transnacionais preferiram se instalar nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor infra-estrutura, dando origem às grandes metrópoles. A industrialização gerou empregos para os profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo urbano. A cidade transformou-se num padrão de modernidade, gerando êxodo rural.
A tecnologia e o nível de modernização econômica não estavam adaptados à realidade brasileira. A