Resenha critica da música cálice de Chico Buarque
O grito do Silêncio
Ituitaba-MG
09 de maio de 2014
O grito do silêncio
Ao compor a letra musical “cálice” Chico Buarque de Holanda quis chamar a atenção da sociedade brasileira para vários problemas que o país enfrentava na época. E graças ao seu talento genial, o artista contestador consegui gravar e divulgar a sua canção durante o regime militar, sem que a censura do governo federal percebesse a verdadeira intenção de sua música.
Utilizando a sua veia poética e a sutileza com o jogo das palavras, chico Buarque se utiliza de um trecho da paixão de Cristo para definir a agonia vivida pelo povo, diante das várias formas de opressão que sofria.
Foi justamente neste período conhecido como “anos de chumbo” que a música teve um papel importantíssimo, de porta voz do clamor popular contra a violência da privação das liberdades individuais, encabeçando a luta em defesa da democracia e dos direitos humanos em nossa nação.
Com a denúncia musical, o cantor e compositor despertou o interesse da sociedade sobre a necessidade de se debater a questão dos manicômios brasileiros, ate então, um assunto proibido, em virtude da forma desumana que os pacientes eram tratados, vivendo em verdadeiros campos de concentração onde nem seus familiares tinham acesso ou voz. Os doentes mentais não tinham a menor chance de recuperação, vivendo fechados em condições subumanas e degradantes.
A letra cálice traduziu o grito silencioso dos presos políticos, dos internos dos manicômios, e de todos aqueles que se encontravam sofrendo algum tipo de violência ou preconceito.