biologia
1. São vários os tipos de bactérias usadas na preparação de bebidas fermentadas ou comidas - iogurte, queijoes, vinho, salsicha, leite fermentado, azeitona, etc.
2. As bactérias são responsáveis pelo odor da transpiração, se alimentando das substâncias orgânicas geradas quando transpiramos. Os desodorantes possuem antimicrobianos que impedem que as bactérias se desenvolvam, eliminando o cheiro de suor.
3. Cristais de magnetita são encontrados em certos tipos de bactérias.
4. As bactérias podem ser agentes infecciosos como também podem ser beneficentes ao organismo humano. As bactérias que vivem no nosso intestino ajudam na digestão e evitam a proliferação de micróbios patogenicos.
5. A insulina pode ser produzida em bactérias e uma vez produzida nestas, é idêntica à insulina do pâncreas humano e não causa alergia.
6. Em 1977, foi possível a obtenção da síntese de uma proteína humana através de uma bactéria transformada e a partir desse experimento conseguiram produzir o hormônio somatostatina.
7. Em 1979, a somatotrofina (hormônio do crescimento) foi produzida em bactérias.
8. Cientistas da Grã-Bretanha e do Japão iniciaram experimentos com bactérias que se alimentam de ferro. As proteínas do corpo bacteriano interagem com o metal quando se alimentam de ferro e produzem pequenos cristais do mineral magnetita, semelhantes aos que são encontrados em discos rígidos de computador, o que pode permitir a fabricação de discos rígidos muito mais rápidos.
Cientistas da Grã-Bretanha e do Japão iniciaram experimentos com bactérias que se alimentam de ferro. As proteínas do corpo bacteriano interagem com o metal quando se alimentam de ferro e produzem pequenos cristais do mineral magnetita, semelhantes aos que são encontrados em discos rígidos de computador, o que pode permitir a fabricação de discos rígidos muito mais rápidos.