Preparaçao de solucoes
A atividade proposta dividiu-se então em duas partes iguais, em que na primeira usaríamos tiossulfato de sódio e para a segunda fase, repetiríamos a experiência mas com um componente químico diferente, sulfato de cobre II.
Nota: Há que recordar que para se trabalhar com produtos reagentes é preciso respeitar as normas de segurança, algumas delas são: não cheirar a substância em utilização; ler sempre os rótulos e tomar conhecimento das regras estabelecidas pelos mesmos; e usar bata e muitas vezes luvas.
Esquema 1- representação da leitura correta de medições a olho.
Introdução Teórica:
As substâncias que foram utilizadas na atividade pratico-experimental são os compostos designados por:
* Tiossulfato de sódio ou hipossulfito de sódio, cuja fórmula é Na2S2O3, é um sal sólido e tem como característica- cristais de cor branca, muito solúveis em água. Que existe em laboratórios sob a forma de sal hidratado de fórmula química: Na2S2O3·5H2O;
* Sulfato de Cobre II ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular é CuSO4. Este composto existe sob diversas formas, que diferem pelo seu grau de hidratação, pode apresentar-se como um pó de coloração verde ou cinzento, e na forma no qual é mais encontrado, azul brilhante.
Nota: não retirar o excesso de sólido, a não ser para um novo recipiente, nunca para a embalagem onde contém a solução.
Objetivos da experiência:
Esta experiência prático-laboratorial tem como objetivos:
* Preparação de uma solução aquosa de Tiossulfato de Sódio (Na2S2O3·5H2O);
* Preparação de uma solução diluída, a partir da solução diluída anterior.
A segunda experiência:
* Preparação de uma solução aquosa de Sulfato de Cobre II (CuSO4);
*