preparação de soluções
(I) Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes.
(II) Estudo de propriedades eletrolíticas.
RESUMO
Esse experimento consistiu primeiramente na preparação de duas soluções, uma de base forte (NaOH) e uma de ácido forte (HCl). Após isso, foram feitas cinco soluções de NaCl com diferentes concentrações a partir de uma solução mãe a 0,10 mol/L.
Então, foram medidas as correntes elétricas de todas as soluções e também de uma mistura entre 1,0 mL da solução de NaOH, 1,0 mL de HCl e 48 mL de água, e foi medida a concentração do produto. Foram medidas também as correntes elétricas de 5 mL de ácido acético 0,1 mol/L e 5 mL de sacarose 0,10 mol/L.
Os resultados foram discutidos e anotados em tabelas para cálculos e observações que seriam feitos posteriormente a partir da comparação de resultados.
MATERIAIS UTILIZADOS:
- Balança Semi Analítica;
- Béquer;
- Funil;
- Balão Volumétrico;
- Bagueta;
- Espátula;
- Pipeta Graduada;
- Pêra de Segurança;
- Multímetro;
- Tubo de Borracha;
- Eletrodos de grafite.
Reagentes:
- Cloreto de Sódio (NaCl);
- Ácido Clorídrico (HCl);
- Hidróxido de Sódio (NaOH);
- Ácido Acético (C2H4O2);
- Sacarose (C12H22O11);
- Água.
DISCUSSÃO
Com a realização dos itens 1, 2, 3 e 4 do primeiro experimento, asseguramos o contato com técnicas básicas de laboratório: a manipulação de tubos de ensaio; pesagem utilizando uma balança semi analítica; acerto do menisco de uma proveta, béquer, erlenmeyer, etc e a utilização de uma pipeta volumétrica e uma pera de borracha.