Políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes
De acordo com a teoria Freudiana, essa negação ou deformação da realidade mencionada no trecho acima são mecanismos de defesa utilizados inconscientemente pelos indivíduos para evitar um desprazer em acontecimento doloroso.
Os suportes necessários dados a essas crianças e famílias possuem vários tipos de abordagens sendo uma delas a psicanálise, da qual é utilizada pela profissional entrevistada. Sendo de muita importância nesse método escutar e ter paciência, de certa forma buscando a origem dos problemas em casos que muitas vezes passam despercebidos.
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação, que busca o significado oculto daquele que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias (sonhos, delírios, entre outros). Para poder trabalhar, o profissional precisa que os pacientes falem de si, contem suas histórias, falem de seus projetos, exponham suas ideias, para que possam ser ouvidas e observadas. Essas são as fontes necessárias para o trabalho do psicanalista.
Observou-se que os casos mais flagrantes são os casos dermatológicos, como vitiligo, alopecia (redução parcial ou total dos pelos). E a situação mais marcante observada em casos de doenças foi de um menino que tinha vômitos cíclicos, os quais não tinham motivos. Foram feitos diversos exames e nada foi apontado como causa dessas